Orçamento grátis e sem compromisso
Não perca tempo buscando profissionais, receba até 4 orçamentos para avaliar. Compare propostas de profissionais da sua região e escolha a melhor.
(21) 3465-8302
Antes de decidir participar de uma academia, é sábio experimentar antes de comprar. Pergunte se tem aula experimental, se pode assistir uma aula, se negar isto, comece a suspeitar. Visite outras academias, compare. A academia tem vários horários disponíveis? A academia permite frequentar outros horários, no caso de você faltar?
Aconselhamos a antes de entrar em uma academia de Aikido que verifique se esta academia realmente é reconhecida oficialmente pelas entidades internacionais e nacionais. É importante saber se o professor responsável tem experiencia, se é uma pessoa idônea. Deve-se observar os alunos, e se possível tirar informações sobre a reputação da Instituição e do mestre.
A academia que você selecionar exercerá influência direta sobre sua motivação. Por isso, tome todo o cuidado que puder para pesquisar bem e encontrar aquela que atende a todos seus critérios de escolha.
No Brasil, existem grupos com ligação direta com a Aikikai, ou seja, cujos lideres ou organizações nacionais tem foro jurídico localizado no Brasil e não no estrangeiro.
Nem sempre um local mais proximo de nossa casa é o melhor lugar para se aprende realmente este caminho.
Visite o local, converse com os alunos, sinta o ambiente, analise o professor, tire informações e somente decida em que lugar vai começar.
Já no caso das organizações e líderes nacionais, podemos verificar se o dojo/academia é oficialmente reconhecido. Basta contatar a organização nacional e se informar.
Algumas pessoas não sabem se a academia/dojo onde treinam é ligada a Academia Central do Japão, a Aikikai. Para isso basta saber qual Shihan (pessoas que possuem esse título podem expedir pedidos de homologação de grau diretamente a Aikikai) ou organização oficial nacional a sua academia é ligada.
Nada pior para o aprendizado do Aikido do que começar em um local errado, com alguém que esteja ensinando sem ser devidamente habilitado.